6 de agosto de 2014
Blog Voyageur - Créditos: Ashley Baxter

Hoje venho por este post com o intuito de guia-los a como começar a fazer o, longo, processo de intercâmbio. Para se fazer um intercâmbio tempo e paciência é essencial. O processo é um pouco lento para qualquer tipo de programa, algumas pessoas conseguem fazer tudo em 6 meses mas outras precisam de um pouco mais de tempo. Então para vocês evitarem qualquer dor de cabeça é necessário se programar com antecedência e fazer uma listinha, ou até mesmo usar esta, e seguir com calma que no final tudo da certo haha. Bom, vamos lá! 

Analise seu orçamento: 
O intercâmbio não é algo barato relacionado a uma viagem de turismo qualquer. É preciso que antes de tudo você analise seu orçamento pois será necessário que você, ou seus pais, te sustente durante sua estadia no outro pais. Valendo lembrar que dependendo do tempo e tipo de programa, você terá que gastar com compras, passeios, escola, materiais, alimentação etc. Com relação ao programa muitas agências dividem e parcelam o intercâmbio em várias vezes, deixando as parcelas menores para que caiba em seu bolso. Hoje já existem mais oportunidades para quem não pode pagar R$60,000 em um intercâmbio, como eu. 

✈ Escolha o melhor programa para você:
Hoje existem muitos tipos de intercâmbio. Os programas começam com a idade de 10 anos e vão além do doutorado, claro, cada agencia com uma ou várias especialidades. Primeiramente você tem que colocar no papel o que você quer. Estudar? trabalhar? fazer um curso de idioma? ser voluntário? passear?. Você tem que decidir o que você quer e o que será melhor para você e seu futuro pois será mais fácil você já ter decidido o que quer e assim achar um programa certo para você quando for na agência.

A procura da agência: 
Logo após de decidir o programa ideal para você a agência vem logo em seguida. Google é a melhor ferramenta pra isso, existem várias agências que você pode colocar seu estado e achar o escritório mais próximo de você. A agência acredito que deve ser escolhida pela qual você mais se identificar, seja pelo preço, atendimento ou as regras. Você tem que ter confiança pois ela te ajudará em todo o processo pré intercâmbio.


Preenchimento dos Papéis: 
Essa é a parte em que eu menos gosto, precisa de paciência e atenção para não esquecer de nenhum detalhe. Todos os documentos precisam ser entregues e a maioria das agências estipulam um prazo para que isso ocorra. Para o programa High School é necessário fazer o Slep Test e preencher o Application, no programa de AuPair também. Visto e passaporte também precisam de muitos papéis para preencher e correr atrás, coisas que você nem imaginava existir! 

Esses são os primeiros passos que eu utilizei e acho necessário para começar, após isso você dará entrada ao seu intercâmbio, continuará preenchendo papéis, precisando de mais paciência até embarcar e ter uma ótima experiência! Muitas pessoas tem a oportunidade de fazer intercâmbio mas não sabem por onde começar, outras não tem a oportunidade mas saibam que hoje existem programas do governo, de escolas e até sorteios em agências que oferecem o programa gratuito. Então se esforcem, corram atrás, nunca desistam dos seus sonhos, pensem positivo e como o título do post diz: Pare de dizer EU QUERO. Comece a dizer EU VOU!

Marcadores: ,





6 comentários • por Unknown •


Blogger Unknown escreveu:
Uhuu! estava esperando por seus posts, sabia?

Lindo seu blog e quero continuar acompanhando.
Suas dicas facilitaram, eu estou no processo de procurar uma agência. Intercâmbio esta nos planos de rolar em Julho/2015 mais ou menos.
Agora é segurar bem a ansiedade e guardar tudo que puder do meu salário <3

Conte mais!
Beijão
http://amandamessias.blogspot.com.br/


6 de fevereiro de 2014 às 11:06  
Blogger Milla escreveu:
Amei...Valeu pelas dicas, eu e meu noivo queremos fazer ano que vem(se tudo der certo o/)

beijão
issoeoqueamo.blogspot.com.br


6 de agosto de 2014 às 16:20  
Blogger Milla escreveu:
EU VOU..rsrsrs


6 de agosto de 2014 às 16:21  
Blogger Fala Sério Emilly! escreveu:
Gostei muito do post, um ótimo incentivo para quem (tipo eu e milhares de pessoas) quer fazer intercâmbio.
Eu quero (ó a frase rs) fazer intercâmbio de 1 ano para Alemanha, mas eu estou tão preocupada com vestibular, faculdade, morar em outro estado... que... esse sonho tá ficando de lado.
Tô pensando em conseguir algo relacionado à faculdade.
Eu primeiro penso no medo. Outro país, outra lingua ''Aaaaaaaaah!"
Beijos!

P.S.: Mas, EU VOU fazer intercâmbio sim! rsrsrs


7 de agosto de 2014 às 21:31  
Blogger Unknown escreveu:
Milla Com certeza vai dar tudo certo! Boa sorte, beijooos linda


9 de agosto de 2014 às 02:46  
Blogger Unknown escreveu:
Emilly Oliveira Nunca deixe seus sonhos de lado, sempre tente achar uma forma de dar uma estudada ainda mais no alemão que é tão difícil. Eu na correria do dia a dia descobri karaoke e juntei útil ao agradável e descobri que minha pronúncia e entendimento das músicas melhorou 70%! Nunca desista e pensamento positivo sempre, beijos.


9 de agosto de 2014 às 02:50  

Postar um comentário






sobre


Beatriz, 16, Leonina, Paulistana e Intercambista. Mais?

Facebook Flickr Tumblr WeHeartIt Image Map

pesquise



categorias

instagram

arquivos

info
Voyageur - 2014 ©

Todas as postagens aqui contidas são de autoria de Beatriz Ferreira, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em e-mail.





Design e codificação por Júlia Duarte. From scratch, with ♥ Powered by Blogger.