9 de setembro de 2015
Algumas semanas antes de embarcar para os Estados Unidos minha agente de intercâmbio me mandou o livro Intercâmbio Cultural. Para entender e se apaixonar da Andréa Sebben. Eu ainda não tinha lido mas sabia da existência dele e gostei muito de saber que a agência enviou um para mim!
Logo que chegou, foi o assunto principal durante vários dias e já pretendo comprar livros relacionados e/ou do mesmo tema. Então se tiverem algum para indicar comenta ai ok?!
Este livro é indispensável para aqueles que querem participar de intercâmbios no exterior, com informações precisas e detalhadas sobre os passos em direção a uma boa adaptação. Trata também dos possíveis riscos de morar num país estrangeiro — o stress aculturativo, os desentendimentos, o próprio retorno ao país de origem — e dos instrumentos necessários para saber lidar com esses obstáculos. Escrito de uma maneira jovial, para o público adolescente, este é um manual valioso para quem deseja torna-se um cidadão do mundo.
Primeiramente gostaria dizer que este livro não segue uma história. O livro foi escrito para ser um manual com várias dicas, depoimentos de ex intercambistas e da própria experiência da autora.
A autora começa com o prefácio do livro e uma extensa introdução explicando como foi que ela começou a trabalhar e estudar sobre intercâmbio.
Andréa conta sobre seu primeiro intercâmbio, que aconteceria em 1990 para Itália, por um programa chamado Au Pair. Também partilha a experiência de deixar Porto Alegre aos 19 anos em uma época que Itália e Brasil não tinham acordos com o programa escolhido e assim, sozinha, em um país diferente, descobriu que foi negada a entrar no país e acusada de tentativa de trabalho ilegal, apesar de intermináveis 7 horas de negociação ela se viu voltando ao seu país de origem.
A autora desabafa sobre toda a humilhação e impotência que sentiu naquela momento. No voo da Itália de volta para São Paulo a menina de Porto Alegre decide descer em uma parada que haviam feito em Madrid e ficou no país estudando psicologia durante dois anos.
A introdução é toda focada na vida de Andréa, ali ela conta suas viagens, trabalhos, estudos e confesso que pulei a maioria das páginas já que não achei nada interessante.
O primeiro capítulo também não prestei muita atenção pois fica em um assunto massante sobre a história do intercâmbio, quando foi criado, por quem, como foi utilizado nas guerras etc.
O livro fica bom na parte em que Andréa muda de assunto e começa a falar do que realmente estamos esperando. No livro as perguntas mais frequentes, feitas por pré intercambistas e seus pais, são respondidas em um diálogo honesto e emocionante. Por que uma família estrangeira quer receber meu filho? Por que eu devo permitir que meu filho vá? E se eu não me adaptar? E se eles não gostarem de mim? Essas e tantas outras são respondidas e envolvidas em histórias e depoimentos de pessoas que já passaram por tudo isso e hoje desejam compartilhar suas vivências.
Meus pais leram e acharam ótimo. As dicas devemos levar para o intercâmbio e pro o resto da vida. Neste manual a autora da dicas valiosas sobre tudo que possa imaginar.
Se você esta em dúvida se deve fazer um intercâmbio ou não, indico este livro para você entender todo o processo, as sensações, regras e prováveis situações que você irá presenciar e assim você pode tirar suas próprias conclusões e escolher o melhor para você. Já adianto que após você pular as primeiras páginas você vai mergulhar no mundo do intercâmbio e irá se apaixonar da mesma forma em que eu me apaixonei!
Beijos e até a próxima (:
Marcadores: Pré Intercâmbio, Resenhas
Postar um comentário